FOTO CINE CLUBE BANDEIRANTE
INFORMATIVO BANDEIRANTE - (11) 3214 4234 - RUA AUGUSTA 1108- SÃO PAULO - SP

Diretoria

Presidente

Jose Luiz Pedro

Diretor Financeiro

Celso Vick

Vice - Presidente

Célio Coscia

Secretário Geral e Intercâmbio Internacional

Raul Feitosa

 

Contato com FCCB

clique aqui

Informativo Bandeirante - Setembro 2009

BANDEIRANTE 70 ANOS

Bandeirante 70 anos. O clube continua até final do ano na comemoração de seus 70 anos de existência, em breve exposição no FCCB com "novos" autores. Concurso Interno 2º Semestre 2009 em Setembro estará online. Novos passeios fotográficos no final do mês.

Nesta edição mandamos também informações sobre o Estúdio Brasil, o Paraty em Foco, Links para os regulamentos de diversos concuros , resultados de concursos de 2009, enrre outras informações.

Enviamos também informações sobre livro " A Fotografia Moderna no Brasil " que fala sobre um pouco da história do FCCB. José Luiz Pedro

Cursos de Fotografia

Programação Cursos - Setembro 2009

Curso Avançado de Fotografia Analógico e Digital

Programa: Teoria Estúdio, fotômetro manual e uso do equipamento , Projetos: Estúdio (Still) , Book, Linguagem fotográfica, Execução de pauta jornalística , Flash (tipos: Manual, Auto, TTL), Macro fotografia, Iluminação externa com rebatedores e luz de preenchimento (para modelo), Análise e discussão de fotografias. Apostilado.

Turma : Noturmo - Terças e Quintas de 08/09 a 08/10 das 19 as 22 horas

Carga horária : 30 horas

Professor: Célio Coscia

Investimento: R$ 570,00 - Método de pagamento: A vista 10% de desconto ou pode ser dividido em até 5 vezes sem juros no cheque.

Destinado a quem já tem conhecimentos básicos de fotografia e quer se aperfeiçoar em estúdio.

Inscrição online : clique aqui

Programação Cursos - Outubro 2009

Curso Básico de Fotografia Analógico e Digital

Programa: Uso de equipamentos digitais e analógicos (Máquinas) , diversos tipos de lentes e seus usos , filmes(Usos e sensibilidade) , cartões de memória (Memoy Stick, Compact Flash, etc...), composição fotográfica(regra dos terços, composição harmoniosa) , uso do flash (luz de preenchimento e fotos noturnas), profundidade de campo, Aulas práticas com luz continua em sala de aula. Apostilado.

Turma : Noturno - Terças e Quintas de 13/10 a 12/11 das 19 as 22 horas

Carga horária : 30 horas

Professor : Célio Coscia ( curriculum do professor)

Investimento: R$ 510,00 - Método de pagamento: A vista 10% de desconto ou pode ser dividido em até 5 vezes sem juros no cheque.

Destinado a todas as idades para quem está iniciando na fotografia, tem pouco ou nenhum conhecimento.

Inscrição online : clique aqui

As inscrições também podem ser feitas no FCCB ligue e informe-se (11) 3214 4234

DVD - Fotografando Casamentos com Celso Vick

DVD Fotografando Casamentos com Celso Vick, diversas dicas de como fotografar melhor, Propaganda, Marketing, Venda com Qualidade, entre outros assuntos abordados.

clique aqui e veja como adquirir o DVD

Paraty em Foco

O universo da fotografia invadirá ruas, praças e principais prédios da histórica Paraty, no Rio de Janeiro, de 23 a 27 de setembro, com o Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia Fnac, que chega à sua quinta edição cheio de novidades!
A programação deste ano apresenta um panorama das renovações pelas quais passa a fotografia contemporânea. O Festival oferece workshops, entrevistas, projeções e exposições que representam de forma significativa as tendências da arte. Além disso, ações sociais, leilões, encontro da blogosfera fotográfica e muitas noites de festa contribuem para ampliar o público apreciador da fotografia e aproximar ainda mais os participantes.
Serão cinco dias de intensa atividade e um sem fim de conexões que alimentam o intercâmbio cultural o ano inteiro! Reserve espaço na agenda e navegue no site para montar sua programação!

Mais informações sobre o Paraty em Foco - clique aqui

Concursos

2º Prêmio FotoArte Brasilia - clique aqui

Arte de Fotografar - Concurso - clique aqui

Campanha Fotográfica "África em Nós" - clique aqui

I Concurso Fotográfico do Mercado Público - clique aqui

Concurso SOS Mata Atlãntica - clique aqui

II Prêmio de Fotografia do CPC-USP - clique aqui

 

Internacionais:

BETWEEN THE SKY AND THE EARTH 2009 - clique aqui

1st Negeri Sembilan International Salon Of Photography 2009 - clique aqui

6ème SALON MONDIAL PHOTOGRAPHIQUE de Limours - clique aqui

6a Feira Internacional de Arte Fotográfica to FLORANGE - clique aqui

“OCTOBER 15 th” - clique aqui

Mais informações sobre concursos veja em http://www.confoto.art.br/concurso.php

Estúdio Brasil

O Estúdio Brasil 2009 é uma realização da Editora Photos.

Truques de uma grande produção de moda

Priscila Prade | moda
Você vai aprender na prática todos os passos de uma grande produção fotográfica de moda. Priscila Prade ensina todos os truques de fotografia e iluminação para um editorial de moda, e revela super dicas de como aproveitar ao máximo a produção de maquiagem e o figurino dos modelos.



O estúdio certo para o seu negócio

Marcelo Uchoa | equipamentos e iluminação
Conheça os equipamentos e investimentos necessários para compor um estúdio fotográfico, do básico ao avançado (do amador ao profissional). Aprenda, na prática, como manusear esses equipamentos e criar situações de iluminação para cada segmento da fotografia.



A arte de fotografar crianças

Fernanda Sá | criança
Fotografar o nascimento, o primeiro ano ou acompanhar o crescimento da criança é um mercado com grande potencial. Você assistirá, ao vivo, quais os recursos técnicos, a linguagem para adquirir um diferencial e os truques de direção para captar belas imagens de bebês e crianças. Além de dicas de cenários e iluminação.



Raio X do estúdio

Leonardo Luz e Kauê Luz | administração e cotidiano
Quer organizar melhor o cotidiano e a administração do seu estúdio? Aprenda nesta palestra imperdível e tão pedida, todos os aspectos comerciais e organizacionais de um estúdio: administração, fluxo de trabalho, financeiro, enfim tudo que envolve o cotidianode um estúdio. Conheça também, as diferenças entre um estúdio do interior e dos grandes centros.



quarta-feira - 11 de novembro de 2009
Como viver da fotografia de books

Mauricio Po | book
Book é um produto da fotografia que é muito requisitado. Seja de 15 anos, de família ou simplesmente de recordação, as fotografias de book sobrevivem e geram grande parte da receita de um estúdio. Você verá novas tendências e ferramentas para melhorar a sua fotografia de book, feminino e masculino.



Fotografia de produtos: produção e finalização

Vladimir Fernandes | still
Qual a iluminação adequada e quais os equipamentos certos para a fotografia de still? Em meio a uma estrutura completa de um estúdio fotográfico, você vai aprender grandes esquemas de iluminação e verá todo o processo de produção, captação e finalização da fotografia de still.



Como retratar pessoas comuns

Cia. de Foto | retrato
A fotografia de retrato talvez seja uma das técnicas que mais evoluiu durante a história da fotografia desde o seu surgimento no século XIX. Fotógrafos buscam imprimir seu próprio olhar e nesta edição do Estúdio Brasil você conhecerá o que de mais contemporâneo vem sendo produzido.



O estúdio no casamento

Lauro Maeda | casamento
Casamento e estúdio não combinam? Você verá, ao vivo, que, além das fotos da cerimônia e da festa, existe tem a opção de fotografar os noivos no estúdio, ou fazer aquelas fotos de família no local da festa. A opção é levar todo o equipamento para a festa ou trazer os noivos para o seu estúdio após a cerimônia.



quinta-feira - 12 de novembro de 2009
Imagem: garanta seu direito

José Roberto Comodo | direito autoral
Contrato profissional do fotógrafo, cláusulas que o protejam de futuras complicações, direitos, obrigações e todos os esclarecimentos necessários para proteger e valorizar seu trabalho, esclarecidas de forma dinâmica e produtiva. É você quem direciona e constrói a palestra. Tire todas as suas dúvidas e garanta seus direitos.



O poderoso Lightroom 2

Clicio Barroso | lightroom
O Lightroom é um poderoso processador de arquivos digitais. Ao vivo, você conhecerá as versáteis ferramentas de ajuste deste software. Com foco no fotógrafo contemporâneo, você vai aprender a transformar fotos de culinária e produtos em super-fotos, usar máscaras para retocar e suavizar peles, e muito mais!



Como conquistar o mercado

Luiz Garrido | marketing
Quer ver suas fotografias nas páginas das revistas, vendê-las nos bancos de imagens ou como fine-art? Como chegar nesses meios e ser reconhecido? Como as agências e revistas avaliam um trabalho para ser publicado? Qual a linguagem que atrai e ganha o mercado? Reunimos quem mais entende do assunto para esclarecer essas e outras questões num bate-papo que promete!



Inventando Nus

Klaus Mitteldorf | nu editorial
Para fechar o Estúdio Brasil 2009, reservamos um ensaio de nu com quem mais conhece do assunto: o fotógrafo Klaus Mitteldorf. Para realizar seu inventando nus, o fotógrafo terá um cenário super especial o ensaio, ao vivo, em tempo real e sem cortes, com todos os detalhes de produção, direção e linguagem.

Empresa que há mais de dez anos atua no segmento fotográfico inserindo no mercado informações de qualidade através de suas publicações e eventos. A Editora Photos realiza também o Wedding Brasil - Congresso Brasileiro de Fotografia de Casamento, edita as revistas Photos & Imagens - voltada para o mercado fotográfico e Photo Magazine - onde a fotografia é arte, além de diversos livros e DVDs sobre fotografia e tratamento de imagens. Com o Photoshop Brasil, também sob sua responsabilidade, organiza workshops por todo país desde 2005.

O Foto Cine Clube Bandeirante apoia o Estúdio Brasil .

Descontos especiais para membros do FCCB e da Lista aberta, informe-se

pelo e-mail : tiele@editoraphotos.com.br


Mais informações sobre o Estúdio Brasil - http://www.editoraphotos.com.br/eb/default.asp

Livro - A Fotografia Moderna no Brasil

A Fotografia Moderna no Brasil - Helouise Costa e Renato Rodrigues da Silva

O desafio deste volume é recuperar a memória de um dos momentos mais férteis da história de fotografia no Brasil e, ao mesmo tempo, trazer discussões essenciais sobre a natureza mais profunda dessa forma de expressão.
A fotografia moderna começa, entre nós, com a crítica do pictorialismo (reprodução de modelos da pintura clássica) e assume feição radicalmente contemporânea, urbana e cosmopolita, com gosto pela abstração e pelo experimentalismo a partir dos anos 1940.
O volume reúne mais de oitenta obras dos mais importantes fotógrafos desse período, entre eles, Geraldo de Barros, Ademar Manarini, Gaspar Gasparian, Rubens Scavone e Thomaz Farkas.

Promoção :

Em contato coma a Cosac Naify criamos um link especial para compra com desconto de 30% do título A FOTOGRAFIA MODERNA NO BRASIL, exclusivo para sua utilização e de associados/alunos do Fotoclube Bandeirante.

http://www.cosacnaify.com.br/loja/detalhes.asp?codigo_produto=564&language=pt&showPromo=False

www.fotoclub.art.br
Resultado - Concursos

III Salão Nacional de Fotografia de Araraquara - Resultados - clique aqui

Salão Jauense de Arte Fotográfica - clique aqui

35º Salão Internacional de Arte Fotográfica do Algarve - clique aqui

Prêmio Porto Seguro - clique aqui

Consigo - A Melhor Imagem - clique aqui

Concurso O Céu da Bahia - clique aqui

Concurso Interno FCCB : www.fotoclub.art.br

Bienal Cor e Natureza - clique aqui

Concurso Avistar Itaú BBA- clique aqui

Concurso FCW - clique aqui

Concurso Abralata - clique aqui

Concurso Amigos das aves - clique aqui

Festival Atibaia

Festival Atibaia de Cultura – FOTOGRAFIA

7º Festival Internacional da Imagem Fotográfica em Atibaia


Regulamento
1 – O Concurso de fotografia do Festival Atibaia de Cultura é aberto à participação de qualquer cidadão residende no Brasil, fotógrafo profissional ou amador.

2 – Serão aceitas inscrições de trabalhos nas categorias:
- A) Tema : Livre
- B) Tema : A Cultura Afro-Brasileira
3 – Não serão aceitas fotografias que já tenham recebido algum prêmio.

4 – A responsabilidade de utilização de todo ou qualquer bem de titularidade de terceiros, protegido pela legislação de direitos autorais, cabe inteira e exclusivamente aos fotógrafos participantes.

5 – Cada fotógrafo poderá inscrever de 3 (três) a 6 (seis) fotografias, no total , incluindo as duas categorias( tema livre e a cultura afro-brasileira) em cor,preto e branco ou imagens manipuladas por computador, obrigatoriamente impressas.
As fotos selecionadas para a exposição deverão ser ampliadas no tamanho único de 50X60cm
*Para a seleção serão aceitos amplações, a partir de 10x15cm.

6 – No verso de cada foto deverá ser colocada uma etiqueta adesiva com as informações: título da foto, nome completo do fotógrafo, endereço, telefone para contato, data do trabalho.
7- As inscrições deverão ser feitas na Secretaria de Cultura e Eventos da Prefeitura da Estância de Atibaia,de segunda a sexta feira, das 10h às 16h, na Avenida da Saudade , 252 – Atibaia – SP – Cep.12940-560 , ou por correio, valendo a data limite de postagem – dia 18 de setembro de 2009.

8 – Não poderão participar como concorrentes os funcionários da Secretaria de Cultura e Eventos desta Prefeitura e parentes até 3º grau dos membros da comissão julgadora.

10 – O Júri será composto por três membros com reconhecida competência na área fotográfica que conferirá os seguintes prêmios:

Prêmio Aquisitivo Mário Abramo: R$ 3.000,00 (Três mil reais)
Prêmio Aquisitivo Ernesto Vencovski: R$ 3.000,00 (Três mil reais)
Prêmio Aquisitivo Hélio Tavares Rodrigues: R$ 3.000,00 (Três mil reais)

11 – Os trabalhos premiados ficarão como acervo artístico da Prefeitura da Estância de Atibaia.
Os premiados, mais os selecionados farão parte de uma exposição fotográfica, a ser realizada no Centro de Convenções Victor Brecheret, com abertura no dia 17 de outubro de 2009, às 17h.
12- O material de inscrição não será devolvido.
13 - A inscrição é gratuita.
14 - O não cumprimento de quaisquer das regras deste regulamento poderá causar, a critério dos organizadores, a desclassificação da fotografia e do participante. O ato da inscrição neste concurso implica na aceitação de todos os itens deste regulamento.
CRONOGRAMA
inscrições até 18 de setembro de 2009
www.atibaia.sp.gov.br
fone (11) 4414-2119
Abertura da exposição - 17 de outubro de 2009, às 17 horas
Centro de Convenções "Victor Brecheret" - Atibaia-SP

>> Clique aqui para acessar site oficial.


Atenção: Todos os regulamentos, prêmios, entre outras informações são de responsabilidade exclusiva do organizador do Salão/Concurso.


Mais concursos/Salões Internacionais

FIAP

A Fiap é a Federação europeia que patrocina concursos pelo mundo todo. Veja a relação dos concursos do ano todo em

http://www.fiap.net/patronages.php?lang=en

PSA - Photographic Society of Amércia

A PSA é a Federação americana que patrocina diversos salões dentro dos EUA.

http://www.psa-photo.org

 

História FCCB

O Foto Cine Clube Bandeirante é um dos mais antigos e premiados foto clubes do Brasil. Fundado em 1939 na cidade de São Paulo, é um dos ícones da fotografia moderna e de diversos movimentos fotográficos nestes últimos 70 anos.

Conheça nossa história - clicando aqui com fotos e vídeo

 

Área de Associados
Na página exclusiva para associados do FCCB com informações sobre salões, concursos e resultados diversos. Basta clicar aqui. Não tem a senha? solicite em bandeirante@fotoclub.art.br
Souvenirs , Blog & Orkut

O FCCB possui diversos souvenirs que podem ser adquiridos na sede do clube. Camisetas, Broches e Camisas polos. Clique aqui e saiba mais

Deixe seu recado sobre o FCCB e suas atividades - Blog - www.fccbblog.blogspot.com

Orkut - http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=532677

Dúvidas e sugestões bandeirante@fotoclub.art.br

Conheça a história do FCCB - clicando aqui

O FCCB possui duas listas de discussão na internet, uma voltada somente aos associados e outra aberta a o público em geral.

Para inscrever-se na lista aberta vá ao endereço http://br.groups.yahoo.com/group/fccb_list/

Para fazer parte da lista somente de associados, tem de associar-se ao clube - clique aqui

AINDA NÃO É SÓCIO ? Associe-se ao Bandeirante

Para você fotógrafo Amador/Iniciante pensando em associar-se ao Bandeirante:

Não raro ouvimos falar do receio, da timidez ou do acanhamento de muitos amadores novos em ingressarem no Foto Cine Clube Bandeirante e ali exibirem seus primeiros trabalhos, na suposição de que nele só militam astros da arte fotográfica nacional.

Entretanto, nada mais errôneo. Os que já o conhecem "por dentro" sabem que não é assim. Muitos dos maiores nomes atuais da fotografia artística do Brasil, há coisa de poucos anos eram tão principiantes como os que assim pensam. Foi justamente ali no Clube, convivendo com os já mais adiantados e experientes, deles ouvindo os conselhos e as criticas judiciosas e construtivas, participando dos concursos internos, dos seminários, das excursões, freqüentando as palestras, cursos, etc., que viram alargar-se os seus horizontes, e aumentaram os seus conhecimento, aprimoraram sua sensibilidade e firmaram suas personalidades, sendo hoje, por sua vez, os mestres ou guias de outros tantos novatos.

Porque o Clube é, antes de tudo, uma grande e verdadeira escola. Uma escola "sui-generis" , onde não há professores ou alunos, grandes ou pequenos, mas apenas aficionados e estudiosos da fotografia que, na mais ampla e franca camaradagem, transmitem uns aos outros os seus conhecimentos.

O incentivo aos novos, a formação de novos valores é justamente uma das razões de ser o próprio Clube, um dos pontos básicos dos seu programa de ação e um dos fatores mesmo dos muitos êxitos alcançados.

Ainda agora, uma nova série de atividades - além das já existentes - está sendo programada com vistas especialmente aos novos, aos que desejam se iniciar com passos seguros na arte fotográfica ou cinematográfica.

Eis, pois, uma boa oportunidade para aqueles que ainda não ingressaram no seu quadro social , fazê-lo sem demora . Nele progredirão muito mais rapidamente, evitando fracassos, poupando tempo e dinheiro, além de ganharem, muitas e novas amizades. Eduardo Salvatore

Este texto é de Eduardo Salvatore um dos fundadores do Bandeirante. O texto é da década de 50 e que reflete até hoje o espírito de ser um "Bandeirante". Não tenha receio ou timidez de ser um Bandeirante. Venha aprender conosco ou dividir seus conhecimentos com os novatos. Associe-se já!

Associar-se ? Porque se associar a um clube de fotografia?

Em um clube de foto, você conhecerá pessoal interessado por fotografia como você, que gosta de passeios, bate papos, exposições entre outras atividades ligadas a fotografia. Encontrará novos amigos e parcerias para seu desenvolvimento fotográfico. Por um valor relativamente pequeno , terá a sua disposição um estúdio fotográfico, laboratório P/B e terá informações por e-mail do meio fotográfico enviado mensalmente pelo Foto Clube. Ainda tem dúvida: bandeirante@fotoclub.art.br - Clique aqui para associar-se ao FCCB

Se voce já é associado ao FCCB e não recebe informações periódicas sobre as atividades do clube, mande um e-mail para bandeirante@fotoclub.art.br solicitando a entrada na lista de discussão, onde todas as informações sobre o clube são enviadas.

Mantenha sua anuidade sempre atualizada para evitar o não recebimento dos informativos e a não utilização das instalações do FCCB.

O acesso dos associados a Biblioteca é com hora marcada. Basta entrar em contato com o clube marcar seu horário de visita, e estipular o tempo que ficará e quais publicações deseja ter acesso. Para marcar seu horário de visita mande um e-mail para atendimento@fotoclub.art.br

Eventos

Veja vídeos e fotos dos diversos eventos promovidos ou com participação de membros do Foto Cine Clube Bandeirante

http://www.fotoclub.art.br/eventos.html

Dúvidas e sugestões

Se voce quer falar com o Bandeirante envie um e-mail com suas dúvidas e sugestões. E estaremos esperando suas críticas ou elogios também !!! Clique aqui

Filiado e Membro fundador da Confederação Brasileira de Fotografia