
Para
adquirir o livro online no site da Editora Grão - clique
aqui
Informação técnica:
"Eduardo Salvatore e seu papel como articulador do fotoclubismo paulista", edição bilíngue (inglês), 80 páginas, Grão Editora.
O livro é ilustrado com fotografias de Eduardo Salvatore (1914-2006) entre 1942 e 1959.
Sobre o livro:
A eleição de Eduardo Salvatore, um dos fundadores do FCCB, para o cargo de presidente da associação, em 1943 marcou o início do desenvolvimento do Clube e trouxe as consequências decorrentes da sua expansão.
Salvatore era membro frequente dos júris dos salões de arte fotográfica, promovia palestras, orientava seminários internos, participava de excursões fotográficas, recepcionava amadores de outros estados e países, colaborava com as revistas especializadas da época, de forma que sua trajetória pessoal se incorpora à história do Bandeirante. No entanto, não há até o momento trabalhos que tratem da contribuição de Salvatore para a expansão do FCCB e para a formação do movimento fotoclubista nacional.
Essa lacuna justifica a escolha do tema desta publicação que tem por objetivo narrar essa história adotando como fio condutor as conquistas do Clube e sua repercussão. Salvatore foi presidente do FCCB até 1990.
Sobre a autora:
Marly Porto é Mestre em Estética e História da Arte (USP) e bacharel pelo curso Arte: História, Crítica e Curadoria (PUC). Como palestrante, participou da conferência organizada pelo Museum of Modern Art (MoMA), em maio de 2017, apresentando o painel “The Salons of Foto Cine Clube Bandeirante (1942 - 60): A Venue for the Promotion, Sharing and Update of Photography by National and International Photo Clubs”.