Paranapiacaba

foto: José Luiz Pedro (tripe)

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Paranapiacaba

19.07.2015

em conjunto com o Foto Clube Aracoara

Informações sobre o local:

fonte: Wikipédia

Por concessão, um grupo inglês explorou o sistema ferroviário na Serra do Mar. E o primeiro sistema implementado foi o Sistema Funicular: com cabos e máquinas fixas. A primeira linha, com onze quilômetros de extensão, foi inaugurada em 1867 pelo grupo São Paulo Railway. Ela começou a ser construída em 1862 e teve como um dos maiores acionistas e idealizadores o lendário Barão de Mauá. Em 1859, ele chamou o engenheiro ferroviário britânico James Brunlees, que veio ao Brasil e deu viabilidade ao projeto. A execução de tal projeto foi de responsabilidade de outro engenheiro inglês, Daniel Makinson Fox. Um ponto curioso é que pela instabilidade do terreno, a construção da estrada de ferro foi quase artesanal. Não se utilizou explosivos por medo de desmoronamento. As rochas foram cortadas com talhadeiras e pequenas ferramentas manuais. Paredões de até 3 metros e 20 centímetros de altura foram construídos ao logo do traçado da estrada de ferro. A segunda linha começou a funcionar em 1900.

Além de dar mais força ao sistema, os cabos e as máquinas fixas economizam energia para a operação dos trens.

Paranapiacaba em tupi-guarani quer dizer `de onde se avista o mar`
A vila de Paranapiacaba é um distrito do município de Santo André/SP, surgiu
como centro de controle,  operações e também como residência para abrigar
os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway – estrada de
ferro que possibilitava o transporte de cargas e pessoas do interior Paulista para
o porto de Santos, e vice versa.
Alguns lugares que vocês não podem deixar de fotografar em Paranapiacaba:
O Big Bem – logo na entrada da vila
O museu de trens de ferro, a arquitetura da vila entre outros.

Passeio realizado com sucesso.

Fotos dos participantes:

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Inscrições até 19/10/2020