Fundado em 1939
FOTO CINE CLUBE BANDEIRANTE
Visite o site da Confederação Brasileira de Fotografia e Cinema
 
Declarado de utilidade pública estadual pela lei 839 de 14 de novembro de 1950
Cursos
Associe-se
Informativos
História
Exposições
Artigos
Tabelas de Revelação
Fotoclubes pelo Brasil
Descontos p/ sócios
Área dos sócios
FCBPress
Passeios Fotográficos
Concursos e Salões
Serviços
Eventos
Diretoria
Professores
Fale conosco
Central de atendimento

Entre em contato com a central de atendimento no caso de dúvidas sobre os cursos.

(11) 3214-4234

 

atendimento@fotoclub.art.br

 

 

Passeios

Passeios Fotográficos

foto: José Luiz Pedro (clique na foto para vê-la maior)

20.03.2016

Bela Vista - Paulista - Bixiga

 

Sobre o Bairro:

Informações da Wikipedia

Bela Vista

Dentro de seus limites estão localizadas algumas das mais importantes atrações paulistanas – como o lendário bairro do Bixiga, com suas cantinasteatros e festas populares, e o Museu de Arte de São Paulo. Abriga também a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, referência no ensino de administração de empresas no Brasil.

O romance Anarquistas, Graças a Deus de Zélia Gattai se passa no bairro assim como parte do enredo de um popular livro infanto-juvenil intitulado O Mistério do Cinco Estrelas.

A Bela Vista apresenta um grande contraste social, tendo famílias de classe média alta no Morro dos Ingleses, nas proximidades da Av. Paulista, e famílias de classe média baixa na região chamada de Bixiga.

O bairro, que recebeu um grande número de imigrantes italianos na segunda metade do século 19 e início do século 20, realiza um dos mais tradicionais e antigos eventos de rua de São Paulo, a Festa de Nossa Senhora de Achiropita, que acontece em todos os finais de semana do mês de agosto. Em 2015, foi realizada a 89ª edição da festa.

Bixiga

O primeiro registro de ocupação da área é de 1559, como Sítio do Capão, de propriedade do português Antônio Pinto, e mais tarde passou a chamar-se Chácara dasJabuticabeiras, por causa do alto número de árvores dessa espécie.[1] Nos anos 1820 um homem conhecido como Antônio Bexiga, por causa de suas cicatrizes de varíola(popularmente conhecida como "bexiga"), comprou as terras, o que é a explicação para o nome do bairro.[1]

Por volta de 1870 Antônio José Leite Braga decidiu lotear parte de sua "Chácara do Bexiga". O loteamento já estava anunciado em 23 de junho de 1878[1] e foi inaugurado em 1 de outubro do mesmo ano, com a presença do imperador Pedro II, lançando a pedra fundamental de um hospital que, no entanto, jamais foi construído. Lotes pequenos e baratos interessaram aos imigrantes italianos, pobres e recém-chegados ao Brasil, a maior parte deles vindos da Calábria[2] , que não se interessavam por dirigir-se aos cafezais do interior do estado[1] .

Com o intuito de afastar o sentido pejorativo do apelido dado ao bairro, seus moradores passaram a mudar a grafia de Bexiga para Bixiga.[3] Outra explicação para a grafia seria uma adaptação ao jeito coloquial de se falar.[1]

No começo do século 20, o bairro iniciou com seu status de reduto da boemia paulista ao receber diversos teatros (como o OficinaMaria della Costa e Sérgio Cardoso) e os amantes do samba, que tiveram como ícone local,Adoniran Barbosa.[4]

 

Roteiro do passeio fotográfico:

Saída do FCCB (Rua Augusta 1108), Peixoto Gomide até MASP, Feirinha do MASP, Mirante 9 de Julho (atrás do MASP) , antigo Hospital Matarazzo (somente fachadas), Av. Paulista, Joaquim Eugênio de Lima, Rua dos Franceses, Rua dos ingleses, Escadarias do Bixiga e finalizando na praça Dom Orione.

 

Saídas:

Saída as 9 horas da sede do FCCB (Rua Augusta, 1108)

Previsão de término do passeio : 13 horas

Passeio realizado com sucesso.

 

Dúvidas : bandeirante@fotoclub.art.br

Veja fotos :

Veja mais fotos no Grupo do FCCB no Facebook https://www.facebook.com/groups/123565622054/

 

 

 


 

 

 

Lista de Discussão

O clube dispôe de uma lista de discussão para todos os interessados. A lista é um dos meios de comunicação com outros fotógrafos onde , poderá trocar informações diversas.

INSCREVA-SE JÁ NA FCCB LIST
Powered by br.groups.yahoo.com

Ou clique aqui para inscrever-se

Central de Atendimento - FCCB
Qualquer informação sobre o funcionamento do FCCB, cursos, associação : atendimento@fotoclub.art.br

 

Design e construção - Webmaster
História FCCB

. Um dos clube mais antigos do Brasil

Conheca a história do FCCB um dos mais premiados e antigos clubes de fotografia do Brasil.

clique aqui

 

 

Destaques

. Passeios Fotográficos

Veja os passeios já organizados pelo clube e os próximos que virão.

clique aqui