Fundado em 1939
FOTO CINE CLUBE BANDEIRANTE
Visite o site da Confederação Brasileira de Fotografia e Cinema
Cursos
Associe-se
Informativos
História
Exposições
Artigos
Tabelas de Revelação
Fotoclubes pelo Brasil
Descontos p/ sócios
Área dos sócios
FCBPress
Passeios Fotográficos
Concursos e Salões
Serviços
Eventos
Diretoria
Professores
Fale conosco
Central de atendimento

Entre em contato com a central de atendimento no caso de dúvidas sobre os cursos.

(11) 3214-4234

atendimento@fotoclub.art.br

 

 

Passeio

 

Passeio Histórico

Guararema - 09.07.2014

O Foto Cine Clube Bandeirante foi fundado em São Paulo em Abril de 1939, e sua primeira "excursão" fotográfica foi para Guararema, municipio Paulista do Alto Tiete. Em homenagem a estes "desbravadores bandeirantes" faremos uma nova "excursao" a Guararema, exatamente no dia 9 de julho (dia da Revolução Constitucionalista de 1932) como os primeiros "bandeirantes" . Também será uma homenagem comemorativa aos 75 anos do primeiro passeio fotográfico do clube.

 

Excursão a Guararema em 09.07.1939

 

Passeio a Guararema 09.07.2014 - foto : João Jorge Leite (tripé)

Clique na foto para vê-la maior

 

Informações sobre Guararema : fonte Wikipedia

Em 1560 Braz Cubas descobre ouro em vasta sesmaria, que chega quase à margem esquerda do Rio Anhembi (Tietê), durante uma de suas entradas pelo sertão. A descoberta é prontamente comunicada ao Rei por uma carta datada de 25 de Abril de 1562. Posteriormente, Braz Cubas desce a seguir pelo curso do Rio Paraíba. Segundo o historiador, Isaac Grinderg, este foi o primeiro homem a pisar em nosso solo, apesar dessa informação ser controversa.

O município de Guararema foi criado em 19 de setembro de 1899 nasce o município de Guararema. E imigrantes de todas as regiões do Mundo passaram a morar no município em busca de uma cidade que os possa acolher. Nos primeiro século de existência a igreja foi a única do Município e o centro do povoado, a situação começa a mudar quando Dona Laurinda de Souza Leite, a fim de auxiliar uma ex-escrava, doa terras à Maria Florência, que passa a liderar o processo de construção da atual Igreja Matriz. Com o auxílio de outras pessoas e usando algumas de suas economias, Maria Florência conseguiu terminar a construção da Capela de São Benedito em pouco tempo. Com isso, foram se estabelecendo outros moradores nas adjacências da capela, formando-se um vilarejo que recebeu o nome de Guararema (do tupi guarani - Pau D’'Alho), devido à grande quantidades de árvores dessa espécie nesta região.6

O povoado que se formou em torno dessa igreja cresceu ainda mais com a Estrada de Ferro Central do Brasil que foi inaugurada em julho de 1876, no trecho entre Mogi das Cruzes e Jacareí, e com a passagem da estrada de ferro pela Vila, ela transforma-se em sede.7

Orquídeas

Guararema se destaca pela sua grande produção de orquídeas das mais variadas espécies.

Tudo começou quando na década de 1960 algumas famílias japonesas adquiriram propriedades na localidade, hoje conhecida por Colônia Cerejeiras. Eles cultivavam principalmente rosas e por um longo período a cidade de Guararema se destacou por ser produtora desta cultura. Como o ponto forte desta comunidade é a união, várias famílias começaram a cultivar, além das rosas, outros tipos de flores como gérberas e orquídeas, sempre em parceria, para aumentar a quantidade e qualidade de suas produções.

A produção de orquídeas foi ganhando força e espaço à medida que investimentos foram feitos, pois existem espécies que levam até sete anos para a primeira floração e isso significa altos gastos com estufas apropriadas, laboratórios, troca constante de vasos, adubação, controle de temperatura entre outros cuidados para uma produção chegar ao mercado. A paciência e perseverança dos produtores de Guararema fizeram com que hoje ela seja conhecida nacionalmente como "A Cidade das Orquídeas".

Pontos turisticos de Guararema - clique aqui

 

Passeio Realizado com sucesso.

Fotos:

Em breve fotos dos participantes

 

 

 

 

 

Lista de Discussão

O clube dispôe de uma lista de discussão para todos os interessados. A lista é um dos meios de comunicação com outros fotógrafos onde , poderá trocar informações diversas.

INSCREVA-SE JÁ NA FCCB LIST
Powered by br.groups.yahoo.com

Ou clique aqui para inscrever-se

Central de Atendimento - FCCB
Qualquer informação sobre o funcionamento do FCCB, cursos, associação : atendimento@fotoclub.art.br

 

Design e construção - Webmaster
História FCCB

. Um dos clube mais antigos do Brasil

Conheca a história do FCCB um dos mais premiados e antigos clubes de fotografia do Brasil.

clique aqui

 

 

Destaques

. Passeios Fotográficos

Veja os passeios já organizados pelo clube e os próximos que virão.

clique aqui