Fundado em 1939
FOTO CINE CLUBE BANDEIRANTE
Visite o site da Confederação Brasileira de Fotografia e Cinema
 
Declarado de utilidade pública estadual pela lei 839 de 14 de novembro de 1950
Cursos
Associe-se
Informativos
História
Exposições
Artigos
Tabelas de Revelação
Fotoclubes pelo Brasil
Descontos p/ sócios
Área dos sócios
FCBPress
Passeios Fotográficos
Concursos e Salões
Serviços
Eventos
Diretoria
Professores
Fale conosco
Central de atendimento

Entre em contato com a central de atendimento no caso de dúvidas sobre os cursos.

(11) 3214-4234

 

atendimento@fotoclub.art.br

 

 

Passeios

Passeio Fotográfico

 

PQ. ECOLOGICO DO TIETE - 31/07

z

foto : Alfonso Rodriguez

Na entrada de São Paulo, as duas áreas implantadas do projeto do Parque Ecológico do Tietê se apresentam como um exemplo da compreensão do rio por seu múltiplo uso. Elaborado em 1976 pelo arquiteto Ruy Ohtake, esse projeto prevê a ocupação de uma área de mais de 100 quilômetros na extensão do rio, desde sua nascente até Santana do Parnaíba, passando, além da capital, pelas cidades de Salesópolis, Biritiba-Mirim, Moji das Cruzes, Itaquaquecetuba, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Osasco, Carapicuíba, Barueri e Jandira, sempre abordando o Tietê como um importante elemento paisagístico, ecológico, recreativo e ordenador das cidades. 

Ao contrário da maior parte dos projetos de intervenção no Tietê, o Parque Ecológico assume o rio como rio, inclusive com suas enchentes: ele não visa canalizá-lo, nem determinar que obedeça aos desejos dos homens e viva na rasante, pelo contrário: o Parque Ecológico assume esse comportamento do rio e propõe o afastamento das suas avenidas marginais, adotando um conceito que contraria a maior parte dos engenheiros urbanos do país, que acolhem a idéia da construção de estradas próximas aos leitos.

No caso do Tietê, onde ele passa pela cidade de São Paulo foi um engano emparedá-lo com avenidas e edificações, porque suas margens são a várzea natural do rio. Além disso, com o aumento das águas devido à impermeabilização progressiva do solo urbano, as obras de aprofundamento do Tietê, além de se tornarem a cada dia mais complexas, assumem, a médio prazo, um custo financeiro superior ao do alargamento do seu leito e afastamento das avenidas marginais.

Além da correção desse erro doloroso do ano passado, a recuperação de uma faixa média de 800 metros às margens do Tietê, em toda a extensão do parque, e o alargamento do seu leito em vários pontos, formando 14 lagos, é uma opção urbanística. No caso da cidade de São Paulo, o Parque Ecológico aborda o Tietê como o grande detonador da organização da metrópole, pois, por sua ocupação longilínea, permite desenhos claros e definidos em seu entorno; e o aborda, ainda, como o centro do que seria, possivelmente, o último parque urbano que a cidade, com poucas áreas verdes, poderia ter, uma vez que suas demais áreas verdes significativas estão fora da malha urbana.

O Parque Ecológico foi implantado apenas em Tamboré, perto de Osasco, e em Engenheiro Goulart numa região posteriormente cortada pela Rodovia dos Trabalhadores (atual Ayrton Senna), a caminho do Aeroporto de Cumbica.

Nesses locais, com o afastamento das marginais, o que seria um longo canal retificado ganhou novas proporções: a área ficou enriquecida paisagisticamente, foram implantados equipamentos culturais e esportivos, construídos viveiros de pássaros e de plantas, e a água se integrou de maneira mais adequada ao seu ambiente, permitindo, com o aproveitamento dos afluentes do rio, a recriação de várias espécies de peixes. 

Texto extraído do site : http://www.ecotiete.com.br/ com mais informações sobre o Parque Ecologico do Tiete.

 

Fotos dos participantes:

Bruna Grassi - clique aqui

José Luiz Pedro - clique aqui

Celso Vick - clique aqui

Alfonso Rodriguez - clique aqui

 


Lista de Discussão

O clube dispôe de uma lista de discussão para todos os interessados. A lista é um dos meios de comunicação com outros fotógrafos onde , poderá trocar informações diversas.

INSCREVA-SE JÁ NA FCCB LIST
Powered by br.groups.yahoo.com

Ou clique aqui para inscrever-se

Central de Atendimento - FCCB
Qualquer informação sobre o funcionamento do FCCB, cursos, associação : atendimento@fotoclub.art.br

 

Design e construção - Webmaster
História FCCB

. Um dos clube mais antigos do Brasil

Conheca a história do FCCB um dos mais premiados e antigos clubes de fotografia do Brasil.

clique aqui

 

 

Destaques

. Passeios Fotográficos

Veja os passeios já organizados pelo clube e os próximos que virão.

clique aqui