Fundado em 1939
FOTO CINE CLUBE BANDEIRANTE
Visite o site da Confederação Brasileira de Fotografia e Cinema
 
Declarado de utilidade pública estadual pela lei 839 de 14 de novembro de 1950
Cursos
Associe-se
Informativos
História
Exposições
Artigos
Tabelas de Revelação
Fotoclubes pelo Brasil
Descontos p/ sócios
Área dos sócios
FCBPress
Passeios Fotográficos
Concursos e Salões
Serviços
Eventos
Diretoria
Professores
Fale conosco

 

 

Passeios Fotográficos

Passeio Fotográfico Bandeirante -2015

fotos : José Luiz Pedro e Tadayoshi Wakami

clique na foto para ampliá-la

Santana de Parnaíba - Corpus Christi

04.06.2015

Sobre Santana de Parnaíba - fonte: Wikipédia

Em 1580, Susana Dias, neta do cacique Tibiriçá, juntamente com seu filho, Capitão André Fernandes, funda uma fazenda à beira do rio Anhembi (atual rio Tietê), a oeste de São Paulo, próximo a cachoeira denominada pelos indígenas de "Parnaíba" (lugar de muitas ilhas).

Devido a sua posição estratégica no vale do rio Tietê, torna-se ponto de partida das bandeiras que seguiam rumo ao Oeste Paulista e ao Mato Grosso e em 1625 o povoado é elevado à condição de vila, com a correspondente criação do município.

No século XVIII, a vila entra em decadência devido ao fim das bandeiras. O isolamento geográfico da vila provocado pelas quedas de água do rio Tietê e pelo relevo acidentado de seu território fazem que a vila não figure nas rotas de comércio e colonização que ligam São Paulo às nascentes cidades de Jundiaí, Sorocaba e Itu.

Em 1901, a Usina Hidrelétrica Edgard de Sousa é inaugurada no Rio Tietê mas não é suficiente para revitalizar a cidade, que perde grande parte dos seus territórios para seus antigos distritos de Cajamar, Pirapora do Bom Jesus e Barueri ao longo do século XX.

A partir da década de 1980 o município volta a ganhar dinamismo econômico com a melhoria das ligações rodoviárias com o restante da Grande São Paulo e com o impulso provocado pela implantação de diversos condomínios residenciais, notadamente Alphaville.

Sobre a Tradição do tapete de Corpus Christi - fonte: Parnaibaweb

O Corpus Christi de Santana de Parnaíba é uma das maiores manifestações religiosas do Estado de São Paulo e que atrai, a cada ano, milhares de visitantes a cidade. Diversas ruas do centro histórico são ornamentadas, pelos moradores, com os tapetes coloridos feitos com serragens, pó de café e cascas de ovos. As ilustrações, com motivos religiosos surpreende pelo capricho e perfeição. A comunidade participa ativamente fazendo com que o Centro Histórico amanheça coberto pelo tapete. Missas e procissões completam a festa.

Sobre o passeio:

O passeio realizado dia 04.06.2015

Solicitamos a todos os participantes 2 quilos de alimentos não perecíveis que serão doados posteriomente a Casa Ninho (www.casaninho.com.br) de assistência a crianças com cancer.Os alimentos devem ser entregues no dia do passeio na sede do FCCB.

 

Passeio realizado com sucesso

Veja as fotos dos participantes no grupo do clube no Facebook

https://www.facebook.com/groups/123565622054/

 

 

 
 
Central de Atendimento - FCCB
Qualquer informação sobre o funcionamento do FCCB, cursos, associação : atendimento@fotoclub.art.br

  Design e construção - Webmaster

 

Destaques

. Entrevista com o Presidente do FCCB

Veja a entrevista com o presidente do Foto Cine Clube Bandeirante , José Luiz Pedro feita por Raul Feitosa para o FCBPress.

clique aqui