Atibaia – SP
clique na foto para vê-la maior
foto: José Luiz Pedro
31.05.2015
Sobre Atibaia – do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Atibaia
História
Já antes da fundação do atual município de Atibaia, este era o nome dado ao sítio onde hoje se encontra o município. Larga controvérsia tem havido entre os tupinólogos que têm procurado definir o verdadeiro significado desta palavra.
Segundo frei Francisco dos Prazeres Maranhão, em seu glossário de palavras indígenas, o nome Tybaia significa “rio da feitoria”.
Para João Mendes de Almeida, em seu Dicionário Geográfico da Província de São Paulo, teve origem no rio que lhe empresta o nome, concluindo: “Atibaia, corruptela de Tipai, “rio alagado”. Por isso, os antigos diziam Tipaia e não Atibaia, de Ti, “rio”; Pa, aférese de iupá, “lagoa, alagadiço” e I, preposição significando “em”, alusiva a correrem várzeas extensas por entre alagadiços”.
Devido à presença de uma serra em Atibaia, a origem do nome pode estar na corruptela Tipai, “morro dependurado”. De ti, “montão” e pai, “dependurado”.
Teodoro Fernandes Sampaio diz que Atibaia, antigamente Tibaya, como escreveu Manuel Aires de Casal, significa “água saudável” (ty-b-aia), podendo ainda ser “água trançada, revolta ou confusa”. O mesmo autor ainda aponta os significados possíveis de “pomar saudável” (atyb-aia) e “sítio saudável” (tyb-aia)8 .
Plínio Ayrosa, em valiosa colaboração para o jornal O Estado de São Paulo, conclui que “Tibaia significa “água salobra, acre, ruim, poluída”. Mas esse mesmo tupinólogo, em seu livro Primeiras Noções de Tupi, define: “Atibaia – (Ty-Baio) – o “rio manso de águas tranquilas, de água agradável ao paladar”.
O Vocabulário na Língua Brasílica, obra de um jesuíta do século 16 publicada por Plínio Ayrosa em 1938,9 aponta, como origem, o termo tupi atybaîa, com o significado de “madeixa de cabelo que os índios têm sobre as orelhas”10 . Eduardo de Almeida Navarro se posiciona a favor dessa explicação, especulando que, talvez, os índios da região tivessem essa característica física.11
Hoje, se escreve e se diz “Atibaia”. As formas “Tybaia”, “Thibaya”, “Atubaia” etc. já estão fora do domínio de nosso povo.
Roteiro previsto:
Informações : Kathya Silva – CAF
Manha: Kartódromo (encontro com o pessoal do Clube Atibaiense de Fotografia)
Rancho da Empada (Procura-se a Empadinha): fica logo depois do Kartódromo. Lá é um restaurante, mas que tem aves exóticas e artesanato. Não precisa consumir no restaurante para visitar o resto.
Museu Municipal: Está acontecendo uma exposição fotográfica
Igreja Matriz
Igreja do Rosário
Tarde: Area de pouso asa delta e que tem um Haras. É um local bem rústico, mas tem a pedra grande de fundo e o pessoal topou nos receber para fotografar. Tem ruínas de uma olaria, paisagem e cavalos para fotografar.
Parque Edmundo Zanoni e o lago do Major.
Passeio realizado com sucesso
Fotos dos participantes:
no grupo do clube no Facebook https://www.facebook.com/groups/123565622054/
Inscrições até 19/10/2020