Entendendo os recursos das máquinas digitais – Célio Coscia

Por em 13 de abril de 2020

Artigo originalmente para a publicação da Boletim Informativo Sindioptica

Com as máquinas digitais vieram recursos ótimos, mas quem os entende? Vamos começar pelo ISO, International Organization for Standardization, ou seja, padronização internacional, no caso da fotografia funciona com a sensibilidade do filme ou do sensor digital para a luminosidade que entrará na sua câmera.
Normalmente as pessoas costumam deixar o controle do ISO no automático por não entenderem como funciona. Aí vão as dicas:
A Tabela de ISO funciona assim: 25 – 32 – 50 – 64 – 100 – 200 – 400 – 800 – 1600 – 3200 – 6400, quanto menor o número do ISO melhor qualidade de imagem obteremos, mas precisamos de mais luz para fotografar, quanto maior o número do ISO, pior qualidade de imagem obteremos, mas podemos fotografar com pouca luz.
Como agir então?
Em condições de muita luz, foto externa diurnas coloque sempre o menor número de ISO possível assim você irá manter a qualidade final de sua imagem. Em condições de baixa luz, fotografias internas ou shows e fotos noturnas suba o número do ISO, você perderá qualidade na imagem final, mas conseguirá produzir a sua fotografia.
Procure sempre determinar o menor ISO possível na sua máquina para fotografar, caso a sua fotografia fique tremida vá aumentando o ISO aos poucos até conseguir um bom resultado.

Célio Coscia
Fotógrafo e Vice-Presidente do Foto Cine Clube Bandeirante