Palestras | Encontros

Próximas Palestras | Encontros:

Associe-se ao FCCB –  clicando aqui

Em breve novas palestras

 


Palestras já realizadas:


Palestra Junho 2024:

Processos Fotográficos Históricos ou Alternative Processes

com Luciano Milano Filho – dia 15 de junho as 15 horas

Os processos fotográficos históricos ou Alternative Processes são uma parte fascinante da evolução da fotografia ao longo dos anos. Iniciando pelos processo de Daguerre em 1839, passando pela Calotipia, Cianotipia, Impressoes em albumina, Goma Bicromatada, Platinotipia.
Esses são apenas alguns dos principais processos fotográficos históricos que contribuíram para o desenvolvimento da fotografia ao longo dos anos. Cada um deles trouxe avanços únicos em termos de qualidade, acessibilidade e possibilidades criativas.

   fotos: Luciano Milano Filho

 

Luciano Milano Filho é um artista visual e fotógrafo com formação em arquitetura pela Faculdade de Arte Alcântara Machado e Mestre em Habitação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo.
Seu trabalho busca trazer um entendimento mais profundo da natureza humana, através de uma forma fantasiosa e misteriosa, que combinam elementos do surrealismo, expressionismo e tenebrismo.
Trabalha com fotografia desde 2018 e atualmente atua como fotografo colaborador no estúdio Gal Oppido e desde 2019 estuda os processos históricos alternativos como forma de expressão de sua linguagem fotográfica.
Teve vários trabalhos selecionados em concursos fotográficos nacionais e internacionais como, 1st. Brazilian International Photography Circuit (2023, Ribeirão Preto), 10º Salão de Arte Fotográfica ABCClick (2022, São Paulo), Trevo Photo Arte Brasil (2022, Salvador), 14º Salão Nacional de Arte Fotográfica de Londrina (2020, Londrina), 4ºPhoto Nature Brasil (2020, Jáu), 8º Salão Fotográfico de Ribeirão Preto (2020, Ribeirão Preto), Concurso Foto in Foco (2019, Cosmópolis).

fotos: Robert Demachy

Evento Gratuito.  


Palestra Abril 2024 : Macrofotografia sem Mistério

com Leo Barbosa – dia 20 de Abril 

foto: José Luiz Pedro

 

Palestra / Encontro com o fotógrafo Leo Barbosa especializado em Macro fotografia. 

Venha conhecer e entender como são feitas muitas das fotografias macros que participam de Salões, Bienais e Circuitos.

Tópicos da palestra:

  • E o que macro?
  • Técnicas / cuidados
  • Configurações 
  •  Equipamentos/acessórios

Sobre o autor: Leo Barbosa – Com foco na natureza, paisagens, arquitetura e principalmente em macro fotografia Fotografo Amador, Orquidófilo e Associado FCCB.


Palestra Fevereiro 2024 : Fotografia de Família

Dia 24 de Fevereiro de 2024 – Sábado – as 15 horas – Palestra Gratuita

Com Flávio Leão – @leaostudio 

A fotografia de família é com certeza um dos maiores segmentos onde o fotografo pode atuar.

Ela não está ligada somente ao retrato tradicional de uma família, como por exemplo pai, mãe e filhos. Ela é muito mais ampla, pois hoje existe um enorme diversidade das etnias, gêneros e religiões, fazendo com que existam os diversos ritos, cerimônias, tradições e eventos a serem fotografados.

Assim, um fotógrafo de família profissional tem a missão de capturar momentos autênticos e emocionais, criando imagens que serão tesouros duradouros para toda a vida.

Essas fotos podem documentar a formação, o crescimento da família, os momentos especiais e as relações ao longo do tempo.

Por isso convidamos você para assistir a palestra “Fotografia de família – O mercado que sempre cresce! “

 

Veja o vídeo da Palestra no Instagram do FCCBclique aqui


Palestra Novembro 2023 – “As Cores de Minharro” com Ricardo Biserra

Dia 25.11 as 15 horas

fotos: João Miharro

Palestra Gratuita

Tudo começou com uma passeio pelo centro de SP e uma visita a um Sebo, se deparar com uma caixa cheia de Slides Positivos e com nome do Fotógrafo e o título da Foto é quase um milagre, assim tive contato com a Obra e olhar de João Minharro e passei a pesquisar sobre esse grande nome da fotografia brasileira, membro do FCCB e da FIAP ele sempre foi muito conhecido pelas suas fotos em PB, agora teremos a oportunidade de conhecer um pouco mais de sua história e ver algumas de suas fotos em cores, uma verdadeira viagem no tempo. Viva a Fotografia, o FCCB e João Minharro, que no último dia 01 de novembro celebraria 100 anos!

 

Ricardo Biserra, nascido em Taboão da Serra – SP

Fotógrafo, formado em Marketing, pós-graduando em Fotografia e Arte, Jornalista, Dublador, Locutor de Radio, Produtor Cultural e Professor de Fotografia.

Idealizador e fundador do coletivo Olhar Plural, responsável por vários projetos na fotografia como: Fotroca, Foto Na Rua, Mirar – Festival Itinerante de Fotografia, FotrocArte e Foto Sarau, Feira de Artes Direto do Produtor, Editora Olhar Plural entre outros

Participou de exposições coletivas em Vinhedo “Horizontes Naturais”, “A Pompeia que eu Amo” na Pompeia, “The Black Book” na Lapa, “Mirar Itaquera” em Itaquera, Exposição Fotográfica Salvador Ângulos e Cores no Senac de Salvador, Interfoto Itu, Todes Por Sampa, Missa Afro e Infinitos Tons de Cinza na Galeria Consigo. Exposição individual Last Milonga na Passagem Literária da Consolação e Unibes Cultural.

Seis livros editados, São Paulo Cidade Cinza, Cidades em Gotas, Dust, Ultima Baroneza, a série Efêmeras Eternas, Last Milonga e Cidade Blue.

Idealizador e organizador das Exposíções “O Trabalho e Os Trabalhadores”, Mirares, Todes Por Sampa e Memórias do Carnaval, criador dos prêmios Lewis Hine de fotografia de Trabalho e Cristiano Mascaro de Fotografia Urbana

Vencedor do Concurso “Terra da Garoa” de 2015 com a foto “Aurora da Vida”.

Ricardo Biserra –  ricbiserra@gmail.com

 

Veja o vídeo da Palestra no Instagram do FCCBclique aqui


Palestra Outubro 2023

Dia 21 de Outubro as 15 horas – Carlos Cavalheiro – Iluminação Estúdio Fotográfico 

Experiencia profissional a mais de 20 anos dedicados a retratos.

Monitor do curso de iluminação em estúdio no Clube Foto Amigos de Santos, ministrou diversas palestras sobre fotografia com celulares, desmistificando a associação de equipamentos caros e a boa fotografia.

Na fotografia de retratos tem como referência os grandes pintores e fotógrafos de moda e com uma abordagem mais especifica em modelos plussize.

No estúdio usa as luzes para enaltecer o personagem desejado.

Instagram #carloscavalheiro

Carlos Cavalheiro

Veja o vídeo da Palestra no Instagram do FCCB clique aqui

 


Palestra Julho 2023

NFT’s (NFoto)- Leo Saldanha –01.07.2023 – as 15 horas

nfoto_masterlogo.png

A nova fase de valor da fotografia já começou

E se a fotografia digital voltar a ter valor? O fato é que isso já está acontecendo. Como? A fotografia blockchain oferece uma nova fase de valor para a sua fotografia. Com uma tecnologia que garante procedência, autenticação, liberdade, visibilidade mundial e posse garantindo todos os direitos ao profissional. E mais: essa tecnologia vai avançar ainda mais com a rápida transformação provocada pela inteligência artificial. Até porque, com mais artes digitais e fotografias criadas com a colaboração de I.A. vamos precisar ainda mais da autenticação da fotografia blockchain 

O que é a fotografia blockchain? São ativos digitais únicos. Na prática uma foto blockchain é única e tem valor mesmo sendo digital.

Hoje marcas, artistas e organizações investem nos NFTs de olho na nova fase da internet. Empresas como Nike, Disney e Starbucks são só algumas das empresas envolvidas com essa tendência. Entre os artistas, nomes como Sebastião Salgado e Agência Magnum já estão participando com coleções de fotografias NFTs.


Quem é Leo Saldanha?

Eu cresci na fotografia já que meu pai (Carlos Dreher) ajudou a consolidar esse mercado no Brasil. Quando criança caminhava no laboratório que ele dirigia e lembro até hoje do cheiro dos químicos do processo de revelação. O legado que trago comigo das muitas vivências na fotografia seguem inspiradores. São mais de 22 anos de atuação no mercado fotográfico e muitos dizem que sou um dos grandes pesquisadores da fotografia como negócio no Brasil.

Sou antes de tudo um curioso, apaixonado por temas variados como negócios, inovação, fotografia e o mundo da imagem. Atuei e atuo em muitas frentes. Do jornalismo ao ensino. São muitos anos de matérias indicando e percebendo os rumos da fotografia brasileira. Já palestrei (pelas minhas contas) para mais de 20 mil pessoas levando em conta eventos nossos (Feira Fotografar e FHOX) e de terceiros. 

Desde 2017 passei a tocar um projeto especial (esse site e seus produtos e serviços) da Escola de Negócios da Fotografia. Começou presencial e evoluiu para o online. Mentoria, cursos e ferramentas que ajudam fotógrafos e negócios de foto a prosperarem. Escrevi entre 2020/21 dois livros: Marketing Básico para Fotógrafos (o primeiro do Brasil sobre o assunto) e Guia Foto+Produto. Desenvolvi o primeiro aplicativo do Brasil para formação de preços para fotógrafos. Já fui jurado, já entrevistei grandes nomes da fotografia nacional e internacional. Mas o que me motiva mesmo é ver pessoas felizes podendo viver bem da fotografia. Logo, espero poder te ajudar a fazer o mesmo.

Veja o vídeo da Palestra no Instagram do FCCBclique aqui


Palestras Maio 2023

Shunga: Serenos e Ofegantes – Gal Oppido – 25.05.2023

 

Fotógrafo ensaísta e expoente da arte contemporânea brasileira, Gal Oppido é um ávido pesquisador da arte erótica japonesa, “Shunga”. Em suas fotografias, aquarelas, xilogravuras, obras em suportes diversos, o corpo é fonte provedora de liberdade e sensualidade, inquietação e mistérios, tal qual um lugar a ser desbravado. Uma síntese inédita desta aproximação com a cultura japonesa poderá será apresentada na palestra Shunga: Serenos e Ofegantes.

Durante os quase três séculos do período Edo, o Japão vivia um momento de isolamento. Foi nesta época que nasceu Shunga, a arte erótica que trazia à sociedade uma espécie de cartilha sexual, com ilustrações dos mais diferentes ritos sexuais de características gráficas e cores vivas criadas pelos principais artistas deste período.

Para Oppido, que teve o primeiro contato com Shunga no início da década de 1970, Shunga vai muito além dos ritos sexuais. “É praticamente um estado de percepção”, ele diz. E é o que afirma por meio da seleção de obras que compõem a exposição.

A série Serenos e Ofegantes são ensaios fotográficos com performers com diferentes corpos e etnias, que ora aparecem nus ou seminus, ora apresentam-se trajando quimonos tradicionais japoneses e outros projetados por Oppido, por fashion designers como Alex Kazuo, Mauro Spolaor e Caio da Rocha.

Gal Oppido

 Fotógrafo, arquiteto, desenhista, músico, designer e professor. Destaca-se como fotógrafo ensaísta, com obras nas quais reflete sobre as diferentes interferências no corpo e na relação do homem com a natureza e o espaço urbano.

Veja vídeo da palestra no Instagram do FCCB – clique aqui


Palestras Maio 2023

Ensaio na Moda – Maio 06.05 – 15 horas – Vanessa Sallesaro

Veja vídeo da palestra no Instagram do FCCB – clique aqui


Palestras 2023 – Março

11.03 as 15 horas – Presenças efêmeras: mulheres fotógrafas no Foto Cine Clube Bandeirante com Helouise Costa

 

foto: Celso Vick

Doação para Biblioteca FCCB – “Mulheres Fotógrafas – Fotografia e Gênero na América Latina” – Helouise Costa e Erika Zerwes

Estudos recentes têm demonstrado que as mulheres estiveram presentes e ativas desde os primórdios da fotografia muito embora os registros dessa participação tenham sido em grande parte perdidos ou simplesmente excluídos das narrativas históricas sobre o meio. Esse encontro irá abordar a presença das mulheres no ambiente fotoclubista brasileiro, desde o século XIX, tendo como foco o Foto Cine Clube Bandeirante entre as décadas de 1940 e 1950. Serão analisadas as trajetórias de algumas fotógrafas, tais como Hermínia Nogueira Borges, Dulce Carneiro, Gertrudes Altschul, Palmira Giró e Annemarie Heinrich.

Helouise Costa é docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, especializada em história da fotografia. Entre suas publicações encontram-se: A fotografia moderna no Brasil (São Paulo: Cia das Letras, 2004); As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro (São Paulo: IMS, 2012); Fronteiras incertas: arte e fotografia no acervo do MAC USP (São Paulo: MACUSP, 2019; Mulheres fotógrafas, mulheres fotografadas: fotografia e gênero na América Latina (São Paulo: Intermeios, 2021), entre outros.

 


Palestras 2023 – Março – Sábado – 04.03 – Produção de exposições fotográficas com João Kulcsar  as 15 horas

Fotógrafas(os) tem a possibilidade de materializar seus ensaios ao realizar uma exposição fotográfica, mas até chegar até este ponto, se deparam com inúmeras questões e desafios. Essa palestra é voltada para fotógrafas(os), artistas visuais, produtores e estudantes, para apresentar algumas destas questões.

João Kulcsár

Professor visitante na Universidade de Harvard. Mestre em artes pela Universidade de Kent, Inglaterra. Professor e coordenador de foto do Senac durante 30 anos. Coordenador de projetos de formação de professores no Brasil e exterior, foi curador de diversas de exposições. Diretor do Festival de Fotografia de Paranapiacaba. @ffparanapiacaba – www.ffparanapiacaba.com.br

 

 


Palestras – Outubro 2022

 

Quinta feira – 20/10/2022

Google – Como colocar seu site de Fotografia nas primeiras páginas

Minhas Fotos e Meu Portfólio – com Celso Vick

Veja vídeo da palestra no Instagram do FCCB –  clique aqui


Sábado – 08/10 /2022

Fotografia de ViagensValdemir Cunha e Rita Barreto 

Veja vídeo da palestra no Instagram do FCCB – clique aqui


Palestras 2020

Janeiro – Elevado: Um olhar sobre as janelas do Minhocão com Daniela Schneider

Fevereiro – Processos de Construção de Ensaios Fotográficos com Gal Oppido

Março –  A Foto-Linguagem na Obra do Artista Fernando Durão


Palestras 2019

Janeiro – Cristiano Burmeister (Abrafoto) – Retratos : Um diálogo através das imagens
Fevereiro – Lucas Lenci – Mercado de Fotografia Autoral
Fevereiro – João Kulcsar – (Senac) – Curadoria com foto na fotografia
Março – Clicio Barroso – Lightroom integrado do Photoshop Classic
Maio – Valdemir Cunha – Fotográfo Viajante
Junho – Lucille Kanzawa – Atravessando Fronteiras (Irã)
Julho – Guiseppe De Maria – Impressão em Fine Art
Setembro – Francisco Sacramento – Projeto Estações
Outubro – Rita Barreto – Fotografia Autoral e o Mercado de Trabalho
Outubro – Marly Porto – A presença da fotografia croata nos salões de São Paulo
Novembro – Ana Taemi – Sertão Jacó
Novembro – Coletivo Fotomix – Fotografia de Espetáculos
Dezembro – Angelo Manjabosco – Memória e Fotoclubismo
Dezembro – Juan Esteves – Retratos Polifônicos