Passeio Fotográfico – Agosto 2023 | Bixiga (Achiropita) | Paulista – Caminhada Fotográfica

foto: José Luiz Pedro – FCCB

Bixiga é entendido como um dos mais tradicionais bairros da cidade de São Paulo, embora na divisão administrativa da cidade ele não exista oficialmente como tal. Corresponde aproximadamente à região localizada entre as ruas Major Diogo, Avenida Nove de Julho, Rua Sílvia e Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no distrito da Bela Vista, embora sua delimitação possa ser motivo de polêmica dependendo da fonte.

Formado por imigrantes italianos, ganhou importância histórica e turística na capital paulista. A tradição e a religiosidade italianas, que são fortemente mantidas e as inúmeras cantinas existentes no bairro são grandes atrativos turísticos. No bairro situa-se a sede da escola de samba Vai-Vai, que até hoje realiza ensaios pelas ruas do bairro.

Nossa Senhora Achiropita

Por volta do século VII, de acordo com a Tradição cristã, uma pintura da Virgem foi retratada de forma milagrosa em uma igreja na cidade italiana de Rossano, na Calábria. O nome “Achiropita” quer dizer “não feito por mãos”, no sentido de ter sido realizada por meio de uma intervenção divina, e não por mãos humanas.

Conta-se que um grande artista começara a pintar a imagem de Maria durante o dia, mas, à noite, a imagem desaparecia. Assim, foi colocado um vigia para observar a pintura, caso algum intruso estivesse obstruindo o trabalho do pintor. Certa noite, uma bela mulher com uma criança em seu colo teria insistido e conseguido permissão para entrar no santuário e rezar, pois não se pensou que ela pudesse fazer algo de errado. Como a mulher passasse muitos minutos dentro do santuário sem sair, o vigia foi ao seu encontro e, quando entrou, ficou surpreso ao descobrir a imagem da mulher e do menino estampada no lugar da pintura que sumira. Assim, impressionado, saiu gritando pelas ruas: “Nossa Senhora Achiropita!, Nossa Senhora Achiropita!”. Os imigrantes italianos trouxeram para o Brasil essa devoção mariana, a qual também se cultua como protetora e mãe dos cristãos.

Festa da Padroeira Nossa Senhora Achiropitaclique aqui

Avenida Paulista é um logradouro do município de São Paulo (a capital do estado homônimo). Está localizada no limite entre as zonas Centro-Sul, Central e Oeste; e em uma das regiões mais elevadas da cidade, chamada de Espigão da Paulista. Considerado uma das mais importantes vias e um dos principais centros financeiros da cidade, assim como também um dos seus pontos turísticos mais característicos[2], a avenida revela sua importância não só como polo econômico, mas também como centralidade cultural e de entretenimento.

Abriga um grande número de sedes de empresas, bancos, consulados, hotéis, hospitais, como o tradicional Hospital Santa Catarina e instituições científicas, como o Instituto Pasteur, culturais, como o MASP e o Sesc Avenida Paulista e educacionais, como os tradicionais Colégio São Luís e a Escola Estadual Rodrigues Alves. Também não deixa de existir o lazer, contém grandes shoppings e uma diversidade enorme de lugares para comprar, desde o Shopping Paulista e o Cidade São Paulo, até os camelôs.

Pela Paulista todos os dias, movimentam-se milhares de pessoas oriundas de todas as regiões da cidade e de fora dela, é um dos lugares de São Paulo com a maior diversificação cultural possível. Além disso, a avenida é um importante eixo viário da cidade ligando importantes avenidas como a Dr. Arnaldo, Rebouças, 9 de Julho, Brigadeiro Luís Antônio, 23 de Maio, rua da Consolação e a Avenida Angélica. De acordo com a Associação Paulista Viva, a população residente na avenida era de 5 mil em 2014.

Serviço: 
O Passeio | Caminhada é gratuito. 
Passeio realizado com sucesso.
Veja fotos do evento nas redes sociais do FCCB
Facebook – https://www.facebook.com/groups/123565622054
Instagram – https://www.instagram.com/fccb1108/ 
Associe-se ao Foto Cine Clube Bandeirante – https://fotoclub.art.br/cadastro/